"O conhecimento é o mais potente dos afetos: somente ele é capaz de induzir o ser humano a modificar sua realidade." Friedrich Nietzsche (1844?1900).
 

Professora Gisele Leite

Diálogos jurídicos & poéticos

Textos


Rei das Encrencas


Natan era um encrenqueiro. Tudo virava tema de discussão. De gosto gastronômico até política. Uns odiavam Natan, pois sua pretensa superioridade era de fato, um tanto intragável. Outros gostavam dele, pois viam nas polêmicas e encrencas um bom motivo para debater temas muito contemporâneos... Jorge era um desses que aceitavam a verve controversa de Natan. Já Lucas odiava peremptoriamente Natan. E, todos trabalhavam na mesma empresa e possuíam o mesmo cargo, o de gerente apesar de ser em setores diferentes.  Natan era gerente do setor imobiliário. Jorge era gerente de patrimônio e, Lucas era gerente financeiro. A animosidade de Lucas e Natan era visível... Certa feita, Lucas arrumou um apelido para Natan: "Rei das Encrencas"... Afinal, Lucas afirmava que  Natan tinha gosto em arrumar debates acalorados e cujo fim era sempre inesperado ou pelo menos esdrúxulo... Lucas durante a confraternização de fim de ano, anunciou em plenos pulmões: - Chegou o Rei das Encrencas... Natan torceu o nariz visivelmente contrariado. E, atalhou: Lucas, por favor, seu nome é plural, porém você bem singular... Não me amofine, por favor.  Respeito é bom, e eu gosto. Jorge em tom apaziguador falou:- Vocês parecem duas crianças discutindo, por favor, vamos ter alguma maturidade e não estragar a festa. Natan sorriu e, disse que a iniciativa desagradável não partiu dele. Mas, afinal, Lucas sabia ser insuportável em algumas situações. Lucas não gostava da tendência conciliatória de Jorge. O chamava de "lambe botas"... Achava que Jorge simpatizava com Natan por ser um gerente antigo e, cheio de prerrogativas...  Ao final, da festa depois de  muitos goles de drinks... Natan soltou uma pérola... - Se eu sou o Rei das Encrencas, Lucas é o Rei da Estupidez...  Todos riram... e Jorge franziu a testa... E, afirmou rindo: - ainda bem que sou plebeu, não estou entre os reis e nem mesmo na nobreza.... Enfim, alguns eventos em ambiente de trabalho é rastilho de pólvora.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 24/04/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras
 
iDcionário Aulete

iDcionário Aulete